quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Eleições

Hoje eu estava voltando da fisioterapia (ferrei a coluna, parte muscular) e resolvi almoçar na padaria. Um dos meus pequenos e frequentes prazeres nos dias chuvosos é almoçar cappuccino e pão de queijo na padaria e hoje caprichei, ignorei o pão de queijo integral e pedi logo o tradicional com uma torre de catupiry em cima. Depois passei no supermercado pra comprar quatro itens que preciso levar a um jantar de noite e o caixa de poucos volumes estava quebrado e as outras filas estavam gigantescas. Então entrei no caixa prioritário e quando fui questionada por estar ali estufei a barriga de pão de queijo e disse "gestante não pode?"

Esse fato me fez pensar nas eleições. Minha família vai votar no Alckmin, Bolssonaro ou Amoedo. O pessoal do meu trabalho é Haddad, eu trabalho com gente que diz que só estudou porque contou com o Proune, só tem casa própria porque com muito esforço juntou 15 mil e financiou pelo Minha Casa Minha Vida e que todos os partidos sem exceção são corruptos, agora mudar vida só PT muda. Tem uma mulher que sustenta marido e filhos com salário mínimo + bolsa família, o marido não arruma trabalho e eles moram faz um ano em um assentamento sem terra porque não conseguem pagar aluguel. No trabalho é 80% essa realidade.

Já em Moema nós temos grupos de empreendedores e empresários, de moradores unidos pela segurança, de apoio materno (s2), de revitalização de praças e muitos outros, e por causa das redes sociais que conectam a gente o tempo todo eu sei que a situação está feia em relação a segurança, essa semana já foram três assaltos no bairro à mão armada com direito a tiro. Nessas horas me da uma vontadezinha de votar no Bolssonaro porque gente, eu quero me sentir segura quando andar a pé no meu bairro segurando meu guarda-chuva pink em direção a padaria e não sei como conseguir isso, aí quando alguém fala que vai aumentar a segurança o olho até brilha.

Mas eu fico pensando nessa questão de cidadão andar armado e todos os acidentes que acontecem, tipo esses adolescentes loucos que saem por aí matando geral, ou até mesmo um conhecido que era depressivo e se matou com a arma do pai, ou gente que atirou em civil achando que era legítima defesa por engano. Eu acho muito legal fortalecer a polícia, eu estive no mundo dos concurseiros e sei que tem gente que nasceu pra ser policial porque é idealista mesmo e quer fazer diferença, acho que esses meninos e meninas devem ser muito mais valorizados. Mas o que acontece se a polícia corrupta for fortalecida com mais poderes de ação? Falo desses casos não raros de policiais que matam suspeito a sangue frio sem mesmo ter crime comprovado.

Eu acho ótimo reduzir a maioridade penal, diminuir a flexibilidade com infrações e deixar criminoso preso na cadeia sem indulto disso e daquilo. Mas as cadeias estão abarrotadas com ladrão de galinha junto com estuprador e não tem proposta de divisão por enquadramento ou reabilitação social quando pertinente, vai enfiar essa galera toda onde gente?

Sobre as propostas para a Educação, tem mesmo que acabar com a aprovação compulsória e fazer seja lá o que for pra colocar disciplina nas escolas porque eu, como funcionária da Educação, sei que as escolas públicas são roubadas e sucateadas pela própria comunidade e os professores muitas vezes vão trabalhar com medo e de fato são agredidos por alunos e precisam ser omissos. Os Diretores de Escola acabam fazendo acordo territorial com traficantes locais ou PCC pra garantir a segurança da escola. A educação, que é a base de uma sociedade em ascenção, é uma piada de mal gosto.

Gosto de privatização e terceirização. Não faz sentido o Estado controlar o que não é estratégico. Desde que as merendas, a segurança e a limpeza foram privatizadas na Educação os custos para o Estado de fato reduziram, mas é questionável o aumento da eficiência desses serviços. O problema da privatização é a corrupção, os processos licitatórios não são transparentes e empresas que não cumprem o contrato por ineficiência estão operando em troca de propina para funcionários públicos que fazem vista grossa na supervisão. Será que trocando os gestores desses contratos a propina seria recusada? A grana é bem alta.

E esse negócio da carteira de trabalho opcional verde e amarela que o jovem pode escolher para trabalhar sob outras regras que não são a CLT? É mesmo o jovem desempregado que vai escolher ou a empresa? Só pensando, esse ponto não preocupa porque está dentro das questões da reforma trabalhista e é necessário mesmo repensar as relações de trabalho, o mundo mudou e embora Carl Marx seja atual em suas reflexões ele perdeu uma parte importante do processo que envolve novas tecnologias e trabalho imaterial depois que bateu as botas. Só não entendi ainda porque o Bolssonaro é contra a reforma da previdência, a previdência é uma bomba relógio.

Não acho pertinente comparar Bolssoraro com Hitler porque estamos em um outro momento político mundial onde não se pode tão facilmente sair queimando gays e ateus, eu sei que tem acontecido coisas equivalentes na África e Oriente Médio por exemplo, mas relativizações a parte, não acho um cenário próximo pra gente. Agora pensar em uma ditadura é pertinente, não na ditadura dos nossos pais, mas um outro tipo de ditadura que tem como centro o desequilíbrio de poderes, com um Estado que fortalece o poder de polícia e restringe os direitos dos cidadãos que não podem reivindicar as injustiças que acreditam que sofrem porque não há mais espaço para reivindicar.

O problema principal que vejo nesse caminho de ordem quase unilateral é a corrupção no seu sentido mais amplo (nem tudo que é ilegal é imoral e nem tudo que é imoral é ilegal) e em todas as esferas. As pessoas que ocupam cargos chave no executivo, legislativo e judiciário teriam que ter mesmo reputação ilibada, índole reta e valores incorruptíveis, porque não é de um homem só que se faz uma nação. E os cidadãos deveriam ser engajados na fluidez social, incapazes de sonegar impostos, fazer gato na TV a cabo do vizinho ou fingir que tem direito às filas prioritárias dos estabelecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário